THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Empregabilidade: O que é e como cuidar da sua?

TALITA      terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

 

 

 

Como anda sua Empregabilidade? Mas espere aí, você sabe  o que é Empregabilidade? Empregabilidade nada mais é do que a sua capacidade de arrumar um emprego ou de se manter nele. Com a crise e o  momento atual do país, é cada vez mais importante trabalharmos nossa empregabilidade, então essas dicas podem te ajudar em dois casos: se você estiver em busca de uma recolocação profissional ou se você quer garantir o emprego que tem.

Durante um processo de recolocação e trabalho para desenvolvimento  de carreira cada pessoa terá um ponto a trabalhar, afinal somos pessoas únicas. Porém, esses quatro pontos, são na minha opínião importantes de serem trabalhados por todos nós idependente da fase profissional.

 

  1. Autoconhecimento: Quanto mais melhor! Invista na descoberta sobre quem você é, o que você realmente quer para sua vida, quais sãos seus pontos fortes, suas habilidades e seus sabotadores? Buscar conhecê-los fará uma grande diferença na sua carreira e porque não dizer, na sua vida. Afinal quanto mais você se conhecer, mais facil será para você criar estratégias certas, tomar decisões com clareza, saber quando dizer não, e percorrer caminhos que realmente estejam relacionados com seus objetivos.

 

  1. Conhecimento: Quer manter sua empregabilidade em alta? Invista em você, no seu conhecimento. E aqui não estou falando só de faculdades e MBAs, mas aprenda coisas novas, faça cursos livres, leia livros, participe de seminários. Atualmente com a facilidade que a internet nos traz, é impossivel você não conseguir conhecimento, tem muito inclusive gratuito, então, se organize para distribuir seu conhecimento e potencializar sua empregabilidade, estude sobre assuntos de sua área de atuação e assuntos que podem se conectar com ela. Não esqueça de tirar um tempinho para estudar mais sobre o mercado de sua empresa (ou empresa que pretende atuar).

 

  1. Relacionamentos: Cultive bons relacionamentos, por onde você for. Pode parecer clichê, mas cultivar bons relacionamentos por onde você passar, com certeza te ajudará quando você precisar de uma recolocação ou indicação. Seja gentil, seja profissional, esteja diposta a ajudar outras pessoas e a cultivar contatos. Dessa forma, pela ‘lei’ da reciprocidade, quando você precisar será provavelmente que essas pessoas estarão prontas para te ajudar também.

 

  1. Cuide-se: Mental e Fisicamente, afinal como você conseguirá trabalhar e dar o melhor de si, (seja para empresa, carreira  ou para o seu proprio negócio) se sua saúde não estiver bem. Dependendo de sua área de atuação, você precisará de energia para dar conta do recado, para cumprir os horários e as metas, e se você descuidar da saúde do corpo uma hora ou outra irá ter prejuízos profissionais també, e vai precisar parar, faltar, e diminuir o ritimo de forma não planejada. Então, cuide-se, alimente-se corretamente e de forma que tenha mais energia.  Cuide também, de sua Saúde mental, pratique atividades que te façam bem, que te proporcionem a sensação de qualidade de vida, seja qual for a atividade, pode ser tirando alguns minutos do dia para ler um livro que você goste, para meditar, para fazer uma atividade fisica que te proporcione bem estar ao mesmo tempo que te ajuda a cuidar da sua saúde física, pode ser tirando uns minutos para descansar, viajar, caminhar, conversar e estar presente com alguém que te faça bem... enfim procure as melhores formas de cuidar da sua mente e corpo e invista tempo nisso.

 

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e quanto mais você se munir de informação e investir  nos eu desenvolviemnto como pessoa,  maiores chances você terá de alcançar o sucesso profissional e manter sua empregabilidade.

Quer ajuda para trabalhar sua Empregabilidade? Fale comigo 

PS: Artigo originalmente publicado no SuperEla

Comentários

Talita Barros é Empreendedora, formada em Administração de Empresas, Especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e Coach de Carreiras.

 

Últimos Artigos

10 dicas aceleradoras de carreira

terça-feira, 7 de junho de 2016

Bem Vinda a uma carreira COM+VIDA!

terça-feira, 7 de junho de 2016

O que é ter sucesso?

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Empregabilidade: O que é e como cuidar da sua?

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Copyright 2016. Todos os direitos reservados a Talita Barros Coaching.